segunda-feira, 23 de maio de 2011

ANÁLISE DE MASS EFFECT

A Bioware,  apesar de ser uma empresa recente no mundo dos games,  é hoje um ícone muito forte de rpg ocidental de qualidade. Em sua história temos títulos como Star Wars: Knights of the Old Republic e Jade Empire. Títulos esses que fizeram história tanto no pc quanto no Xbox 1. E hoje a Bioware trás para a nova geração uma super-produção chamada de MASS EFFECT.
Em Mass effect a bioware misturou dois estilos diferentes, no combate estilo livre no qual o jogo remete-se de um third person shoter (como Gears of war, por exemplo) e nas partes de utilização de magia, equipar itens e ordenar ao time ela buscou inspiração de Knights of the Old Republic. Essa mistura se mostrou explosiva e de grande imersão.

Expressões faciais são um detalhe a parte e ajudam na imersão!

Mas não é só isso que Mass effect é feito, ele possui uma história original e sólida o bastante para ser comparada até mesmo com franquias lendárias como Star Wars ou Star Trek, inclusive existem até mesmo livros sobre Mass Effect.
A história é apresentada de forma cinematográfica, onde seu comandante chamado pelo jogo de Shepard, vai mergulhando em uma série de acontecimentos que podem comprometer todo o universo, e no meio dessas sequências e capítulos nos aprofundamos nos conhecimentos sobre as raças que existem, os planetas, armas, etc. Tudo muito detalhado e sempre com um background completo por trás. Gostaria de comentar mais sobre a história do game, mas cada emoção a cada acontecimento seria perdida se eu contasse. Então, prefiro falar da estrutura do jogo em si. E deixar a história pra quem deseja mergulhar neste incrível jogo.

Prepare-se para uma aventura única e bela!

Então recapitulando, estamos diante um jogo que possui sistema de combate único, uma história complexa, bem estruturada e fascinante, com raças, planetas e demais itens que enriquecem o jogo. E o que mais Mass Effect tem a nos oferecer?
Diálogos falados! Todos os diálogos do jogo são falados, e não estamos falando de um jogo com pouquinhas falas não… A bioware teve uma equipe ferrenha de dubladores que trabalharam arduamente. O jogo em uma simples estação espacial ja tem mais 100 falas. Nem consigo contabilizar quantas falas devem possuir o game como um todo.

Cuidado com o que vai falar, você pode mudar o jogo com isso!
Mas não é só as falas que enriquecem o game, a Bioware leva a palavra RPG a um nível acima do que qualquer outro do genero, os rostos dos players demonstram com perfeição assustadora todos os sentimentos como nós mesmos. Sentimentos como desapontamento, raiva, felicidade e etc. Os personagens são como atores! Muitas vezes pelo rosto do mesmos podemos verificar os sentimentos dele sem ao menos lermos ou ouvirmos nenhuma palavra. É incrível.
As opções do diálogo abrangem ao máximo o que o jogador pode responder. Desde responder de maneira educada ou até mesmo de maneira ignorante, discordando dos acontecimentos descritos pelo diálogo. Então logo, o jogo nos permite seguir e trilhar caminhos únicos e diferentes! E é através de como você se comporta no jogo que o mesmo pode mudar radicalmente, o jogador pode tanto assumir o caminho do mal quanto o do bem. Suas ações podem mudar simplesmente todo o enredo do jogo.

Nada é perfeito, as armaduras são muitas, mas não se distinguem!
Talvez a parte que Mass effect mais tenha falhas é nos desenhos das armas e armaduras, que apesar de serem inúmeros estes itens praticamente só mudam a cor de uma para a outra, o que pode ser meio angustiante, colocar uma nova roupa e a única mudança ser a cor é meio chato. Outro detalhe que aborrece é o menu de upgrades e de escolha de armas, que não é nada funcional e muito trabalhoso para remover ou vender itens mais antigos em seu inventário. Outro detalhe que pode chegar a encomodar são os pequenos loadings e travadas que o jogo dá, talves pelos gráficos serem pesados demais o tempo todo.

Uma história complexa e envolvente irão conquistar o jogador!

Os cenários variam bastante, alguns são extremamente bem detalhados e enriquecidos de texturas, ja outros são mais pobres. O jogo possui inúmeros planetas, a grande maioria dos planetas existentes no game só podemos saber informações sobre eles sem poder visitar os mesmos, e geralmente os planetas que podem ser visitados que não se encontram na quest principal do game não são tão bem detalhados como os planetas onde ocorrem os avanços do jogo, mas mesmo assim divertem bastante. Para vasculhar os planetas ou passarmos de um ponto para o outro no qual a distância é muito grande, contamos com o Mako, o Mako nada mais é que um veículo no qual podemos combater e explorar terrenos dos mais ariscos possíveis até os mais planos. A implementação de veículos no jogo ficou ótima, uma ressalva fica apra a mira de quando estamos dentro do mako que é muito apagada e dependendo do cenário pode dificultar o combate. O mako possui uma jogabilidade que é intermediária, não é tão fácil e intuitivo como pilotar um warthog de Halo, mas também não nenhum bixo de sete cabeças.

O sistema de batalha é dinâmico e deixa o game ainda mais divertido!

O sistema de batalha é bem original, certamente se alguém ver você jogando Mass Effect, e desconhecesse o mesmo, ele poderia jurar que você estaria jogando algum jogo de tiro espacial. O jogo possui sniper, pistolas, shotguns e demais armas que qualquer game de tiro possui, claro que estas com aspectos futuristas. Alie estas armas com um sistema de cover e uma câmera de combate que lembra e muito Gears of War. Temos praticamente um TPS!
O jogo além de armas possui magias na qual chamamos de Biotics e também possui Techs que são habilidades que vai mais para o lado tecnológico. Conforme seu personagem possui mais level em cada tipo de arma, mais fácil você consegue mirar e acertar, e mais dano você consegue tirar. Ou seja, Mass Effect não é um jogo que possa ser jogado como um TPS/FPS normal, as chances de você morrer são bem maiores.
Na hora de quebrar o pau ainda contamos com a ajuda de mais 2 pessoas do seu time e você pode comandar elas para onde as mesmas devem se posicionar e que habilidades os mesmos irão utilizar, podendo realizar combos de ataques e se utilizar de estratégia para matar os inimigos. Uma das falhas no combate é não poder desmembrar os 2 membros da equipe, ou seja, mandar um para um lado e outro para o outro.

Os gráficos realmente estão surpreendentemente realistas!

Mass Effect é, sem sombra de dúvidas, o RPG do ano. Estamos falando de uma super produção, onde possuimos uma história inacreditável, todos os diálogos falados, personagens que expressam seus sentimentos em seus semblantes, combate bem competente e com o desafio na medida correta. Tudo isso com uma imersão inacreditável, coisa que somente Oblivion tinha feito nessa geração até agora. Com certeza um dos melhores títulos de RPG para o Xbox 360. O jogo não é perfeito, ele possui alguns defeitos como os descritos acima, mas mesmo estes defeitos se mostram completamente insignificantes perante a grandiosidade da obra. Se você possui um Xbox 360 e gosta de RPG, Mass Effect é absolutamente obrigatório.

Os aliens do jogo estão ainda mais impressionantes!

Fonte: http://www.brekground.com/bg2/?p=139

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...