terça-feira, 17 de maio de 2011

HISTÓRIA DO PRIMEIRO MASS EFFECT

História de Mass Effect

Em 2148 os humanos estão desbravando o universo, colonizando outros planetas, etc... Até que eles encontram ruínas de uma raça alienígena, os protheans, uma raça muito organizada, e super tecnológica que foi extinta há 50.000 anos, eles encontram dados da tecnologia dessa raça, e informações de um mass relay que orbita plutão, os humanos voltam para a terra, e a tecnologia humana avanças mil anos com a descoberta da tecnologia prothean, então os humanos começam a mandar diversas sondas para tentar descobrir o que é o tal mass relay, que até então eles achavam que era um satélite que orbitava plutão, mas que na verdade era um aparato tecnológico dos protheans, mas eles não têm respostas com as sondas, então eles decidem mandar uma equipe para lá para ver o que é.


Protheans


Quando a primeira expedição chega perto do tal mass relay, o mass relay se ativa, e manda a nave humana 36 anos luz da terra em 1 segundo. Daí eles percebem o que é o mass relay, e descobrem que aquele não é o único, na verdade os mass relays são uma grande network, que ligam pontos da galáxia. Você entra em um mass relay e ele te dispara para outro a anos luz de distancia em segundos. Então os humanos começam a explorar ainda mais o universo, lugares que antes eles nem sabiam que existiam, e começam a entrar em todos os mass relays que eles encontram para ver aonde vai dar e explorar cada vez mais o universo.


Mass Relay


Até que eles encontram uma raça chamada turian, uma raça militar por natureza, os turians são altamente treinados, organizados, são soldados natos desde que nascem. Os turians vêem o que os humanos estão fazendo, invadindo o espaço, e então eles entram em guerra... Essa é chamada "a guerra do primeiro contato" (first contact war), é a primeira vez que os humanos encontram vida extraterrestre.


Turians
 


Essa guerra durou anos, até que o conselho intergaláctico interveio, houve uma negociação e uma trégua entre as raças. Foi só ai que os humanos se deram conta do tamanho do universo, e das diversas raças que existem. Os humanos são levados para citadel, que é como se fosse a capital da galáxia. Todas as raças meio que seguiram o mesmo caminho, em algum momento eles encontraram informações dos protheans, evoluíram tecnologicamente, encontraram os mass relays, e o grande ponto de encontro entre tudo isso é a citadel. Lá eles encontram muitas informações sobre os protheans e sobre outras raças, etc.


Citadel


A primeira raça que chegou na citadel foram os asari. Os asaris são uma raça muito sábia, eles chegam a viver mais de 1.000 anos, são muito respeitados. Foram eles que criaram o conselho, e são uma raça só de mulheres. Uma habilidade especial dessa raça é que eles são capazes de fazer o melding, que consistem em unir a mente deles com a mente de outra pessoa, de qualquer raça, e com isso eles conseguem o conhecimento da outra pessoa. Diga-se de passagem, também é assim que eles se reproduzem.


Asaris


A segunda raça que chegou na citadel foram os salarians. Os salarians são muito inteligentes, e muito tecnológicos. Eles tem um metabolismo super acelerado, eles falam muito rápido, pensam muito rápido, agem muito rápido, e por isso pra eles todas as outras raças parecem lentas e burras. O problema desse metabolismo muito acelerado é que eles tem uma vida muito curta também, os salarians normalmente não chegam aos 40 anos. Eles foram a segunda raça a fazer parte do conselho.


Salarians
 


A terceira raça foram os volus, eles são uma raça mercadora, foram eles quem criaram os credits,  uma moeda universal entre todas as raças. Eles são os banqueiros de mass effect. Uma curiosidade dessa raça, é que eles usam uma roupa especial e uma máscara para respirar porque todo o ar do universo é tóxico para eles, por isso eles falam igual ao "darth vader". Os volus não fazem parte do conselho.


Volus


Os turians assim como os humanos, foram uma das ultimas raças a chegarem na citadel, mas devido a sua organização e natureza militar, eles foram a terceira raça a fazer parte do conselho. Eles são a policia da citadel.

Isso tudo que eu disse até agora, se passa antes de começar o jogo, são informações que você tem no codex sobre a história das raças e dos acontecimentos do universo de mass effect. Eu achei importante explicar isso agora antes de começar a falar do jogo em si para facilitar o entendimento das coisas. Tem muito mais coisas no codex, o universo de mass effect é imenso, eu só dei uma pincelada nos acontecimentos mais importantes.

Agora vamos aonde começa o mass effect 1 de verdade:
Você é o comandante shepard, você é o comandante da nave normandy, e o conselho esta cogitando a hipótese de você se tornar um spectre, o primeiro humano a se tornar um spectre.


Jane Shepard Default

John Shepard Default
 


Os Spectre são uma força especial do conselho, eles estão acima de quase tudo, estão acima de qualquer governo de qualquer planeta, eles respondem diretamente e apenas para o conselho (os Spectre são os Jedis, digamos assim).


Símbolo dos Spectre
 


Sua primeira missão no jogo é ir para Eden Prime, onde um artefato Prothean foi encontrado, sua missão é recuperar o artefato para o Conselho. Um Spectre turian chamado Nihlus vai te acompanhar para te avaliar durante a missão para ver se você tem os requisitos para se tornar um Spectre ou não.



Nihlus


Lá você encontra os dois primeiros personagens que vão fazer parte do seu grupo/party, Ashley Willians e Kaidan Alenko, ambos humanos.


Ashley
 

Kaidan
 


Logo no inicio da missão o Nihlus vai na frente, até que em um certo ponto você meio que o alcança, você o avista de longe conversando com o Saren. Saren é outro Spectre turian, aliás ele é um mito, uma lenda dentre os Spectres, ele é muitíssimo respeitado por todos e pelo próprio Conselho (se os Spectre são os Jedis, o Saren é o Anakin, digamos assim).


Saren

Shepard fica observando de longe eles conversando, quando de repente, o Saren puxa a arma e mete uma bala na cabeça no Nihlus. O Shepard corre na direção deles, o Saren manda um exército de geths (maquinas/robôs com inteligência artificial, mas pra frente eu vou explicar melhor o que são os geths e a sua origem) atacar o Shepard, e foge na sua nave, Sovereign, uma nave estranha, diferente de qualquer nave que você já viu.


Geth
 


Sovereign
 

Finalmente mais a frente você encontra o artefato, que esta meio danificado/rachado. Quando o Shepard se aproxima do artefato, o mesmo se ativa e manda um monte de visões desconexas diretamente para a cabeça do Shepard. Depois o artefato simplesmente quebra, se destrói. Shepard não entende nada do que são aquelas visões. Shepard é levado de volta para Citadel, e lá ele vai ser julgado pelo Conselho pelos seus atos... Digamos assim, o artefato que ele deveria buscar foi destruído, o Spectre que acompanhou ele esta morto, tudo deu errado e o conselho não sabe o que aconteceu e o culpa. Shepard explica o que aconteceu e diz que o Saren é um traidor dos spectre, e que foi ele quem matou o Nihlus. O conselho obviamente não acredita, afinal o Saren é uma lenda, super-respeitado, e você não é ninguém, é um humano... Sem contar que existe uma rixa entre os humanos e os turians (lembra lá da guerra do primeiro contato?) Então o Conselho acha que o Shepard está mentindo. Eles querem que você prove o que está dizendo, e essa passa a ser sua missão a partir daí.
É nessa parte na citadel que você conhece os outros três personagens que vão fazer parte do seu grupo:
Garrus é um turian que faz parte da policia da Citadel, há anos que ele tem suas desconfianças sobre o saren, mas ele nunca conseguiu provar nada contra ele.


Garrus
 


Tali é uma quarian, aqui vale à pena dar uma explicação sobre essa raça (e sobre os geths). Os quarians são uma raça super tecnológica, foram eles quem criaram os geth, robôs com uma super inteligência artificial, criados para ajudar os quarians nas tarefas, etc... Até que um dia a inteligência artificial dos geths evoluiu a tal ponto, que eles ganharam ciência das coisas, e perceberam que eles eram na verdade escravos dos quarians nas tarefas, a partir daí eles entraram em guerra, e os geths quase que dizimaram os quarians. Os poucos quarians que sobreviveram tiveram que fugir do planeta. Hoje os quarians vivem em naves gigantes vagando pelo universo, que são grandes colônias. Os quarians quando chegam a uma certa idade, eles tem que cumprir a sua pilgrimage (peregrinação), eles tem que fazer alguma coisa para provar o seu valor para a sua raça e assim ser aceito por uma nave quarian. Quando você encontra a Tali ela se junta a você pois te ajudando ela estaria cumprindo a pilgrimage dela. Ela também te entrega um arquivo de áudio que ela retirou de um geth que ela destruiu que é uma conversa entre o Saren e uma mulher, e nessa conversa o Saren fala sobre os Reapers, e diz claramente que é um traidor.

Tali


Wrex é um mercenário krogan, também uma lenda na raça dele, e aqui vale à pena explicar um pouco sobre os krogans também.

Wrex



Os krogans são uma raça guerreira, parecem orcs, são tanques de guerra. Há 200 anos atrás, os krogans destruíram o próprio planeta em uma guerra nuclear. Os krogans, por ser uma raça guerreira, muitos morrem em batalha, no planeta deles devido às guerras nucleares, tudo é radioativo. Então com o tempo só os mais fortes sobreviveram, e a raça deles também teve que evoluir para se adaptar ao planeta, eles criaram imunidade à radiação, eles se reproduzem muito rápido e se tornam adulto muito rápido. Depois que o planeta deles foi destruído, eles pararam de evoluir espacialmente, se dividiram em tribos, e continuaram vivendo em guerra entre eles. Os krogans aparecem na historia de mass effect porque um belo dia, alguém atravessando um dos muitos Mass Relays, e foi parar em um planeta onde existia uma raça chamada Rachni.


Rachni


Os Rachni são insetos muito agressivos e muito numerosos, atacam em quantidades absurdas. Os rachni seguiram o caminho de volta pelos mass relays até chegar a Citadel, onde atacaram brutalmente todas as raças. Essa guerra durou anos, e os rachni estavam dizimando todas as outras raças. Os salarians foram até os krogans, que era a única raça capaz de bater de frente com os rachni e fizeram uma proposta. Se os krogans pudessem exterminar os rachni eles dariam um outro planeta para os krogans viver. Como os krogans já amavam guerra só por diversão mesmo, eles foram, e dizimaram os rachni. Os salarians deram outro planeta para eles, mas como esse planeta não era hardcore como o planeta deles, eles começaram a se reproduzir demais, começaram a se expandir mais e mais, e viraram uma praga... Começaram a colonizar planetas vizinhos, até que eles entraram em guerra com um planeta Turian. Deu uma briga boa no inicio, mas mesmo os turians não eram páreos para os krogans. Então como ultima investida, os turians usaram uma arma biológica chamada genophage (arma que os salarians criaram). Essa arma é um vírus, que torna a reprodução dos krogans quase que impossível, 1 a cada 1.000.000 sobrevivem ao nascimento. Desde então todo Krogan nasce infectado, com o tempo eles foram definhando e perderam a guerra. Hoje os krogans estão quase que extintos, e os poucos que ainda vivem buscam uma salvação para sua raça

Depois que esses três se juntam ao grupo, Shepard apresenta ao Conselho aquele áudio que a Tali recuperou de um geth, o Conselho passa a acreditar nele, que é aceito como um Spectre para seguir e capturar o Saren.



Sua missão a partir daqui passa a ser essa, capturar Saren.

A partir daí você tem 3 opções de lugares que você deve ir (você pode ir na ordem que quiser).

  1. Você pode ir atrás da Liara, que é uma Asari que estuda os Protheans. Ela vai te ajudar a entender as visões que você teve quando se aproximou do artefato. Ela é também a última personagem a fazer parte do seu grupo.
  2. Você pode ir para Feros, um planeta que tem uma colônia de humanos, e que esta acontecendo um ataque de geths, você tem que conter o ataque e conseguir alguma informação sobre o Saren. Lá você descobre que existe uma raça muito antiga de alienígena chamada Thorian (não confunda com turian), e que Saren havia mandado uma asari ali para coletar as informações da criatura, mas a asari havia sido capturada. Shepard mata a criatura e liberta a asari, ela explica que o saren havia mandado ela ali atrás de informações sobre um cipher, que é um decifrador para ele entender as informações contidas no artefato Prothean. Ela também organiza as visões na cabeça do Shepard, daí as coisas começam a fazer mais sentido.
  3. O terceiro lugar é Noveria, você recebe uma informação que Benezia, a matriarca Asari (mãe da Liara) esta lá, e está trabalhando para o Saren. Lá também está tendo um ataque de geths, mas chegando lá, você descobre que os geth são o menor dos problemas, lá também está tendo um ataque de rachni, a raça que você pensava ter sido extinta pelos krogans. Lá você descobre que os rachni na verdade são bem mais antigos que os protheans, e que todas as informações da raça deles é passada de geração em geração sempre para rainha, por isso a rainha rachni tem informações sobre os protheans, e Benezia (a matriarca mãe de Liara) estava atrás da rainha para pegar essas informações. Você confronta a matriarca, e descobre que na verdade o Saren esta controlando a mente dela (toda pessoa que entra na nave do Saren começa a concordar com tudo que ele diz, tipo lavagem cerebral), o Shepard não tem outra opção a não ser matar a matriarca. Ele conversa com a rainha rachni, ela te dá as informações com as coordenadas do Mass Relay que vai te levar até o Saren, e aqui você tem que fazer uma grande escolha, escolha que vai influenciar no seu save quando for exportar para jogar o mass effect 2: Você pode deixar a rainha rachni viver, dar uma segunda chance aos rachni ou você pode matar a rainha rachni, e terminar o que os krogans começaram.

Thorian


Matriarca Benezia

Depois disso você vai para Virmire atrás do Saren. Você recebe uma informação de uma equipe de salarians, de que o saren esta lá. Teoricamente o Saren encontrou a cura para o genophage, e ele esta clonando krogans, criando um exército de krogans. Mas os krogans que o saren esta criando não são perfeitos, eles não pensam, só obedecem as ordens do saren, são fantoches. Shepard precisa destruir o laboratório e todas as pesquisas, mas o Wrex vai contra ele, afinal é a cura do genophage, os dois brigam e aqui você precisa tomar sua segunda decisão que vai influenciar seu save e os acontecimentos do mass effect 2: Você pode convencer o Wrex que aquelas pesquisas são erradas, que esses krogans não são perfeitos, são monstros/máquinas, ou você pode matar o Wrex.

Matar Wrex ou não? Você decide.


Em seguida você vai atrás do Saren, seu time se divide em duas equipes para ajudar os cientistas salarians a fugir, Ashley lidera uma equipe e o kaidan lidera a outra... E pela primeira vez você encontra o Sovereign (a nave do Saren) e descobre que a nave na verdade é um reaper, uma raça antiguíssima. Por isso quem entrava na nave passava a concordar com Saren, era a nave quem controlava a mente da pessoa... Na verdade até mesmo o Saren está sendo controlado, o vilão dá historia é Sovereign, o Reaper.
Sovereign explica que o fim de tudo está próximo, que a cada 50.000 anos os Reapers vem, coletam todas as tecnologias, tudo de útil que foi criado até ali, e eles ceifam, acabam com todas as formas de vida do universo. É um ciclo, foi isso que aconteceu com os protheans, e isso já aconteceu várias vezes antes deles. Sovereign vai embora, e Shepard explode o laboratório de pesquisas e foge também, mas na fuga você tem outra escolha e fazer, escolha que vai influenciar o save para mass effect 2:
As duas equipes (da Ashley e do Kaidan) estão sendo brutalmente atacadas, e você só pode ajudar um dos dois... Você deve escolher, salvar a Ashley ou salvar o Kaidan. Um deles inevitavelmente vai morrer.




As Raças de Mass Effect



Voltando para a nave, a Liara faz novamente o melding com você, e você finalmente entende o resto da visão, e isso te leva para o planeta Ilos.

Antes de ir para a missão final, você tem outra opção que influencia seu save para mass effect 2:
Você pode escolher se concretiza seu romance com a Ashley (caso você esteja jogando com Shepard homem), ou com o Kaidan (caso esteja jogando com personagem mulher) ou com a Liara (a Liara por ser uma asari, ela pode ser sua opção sexual tanto jogando com homem quanto com mulher... Sexo lésbico, intergaláctico, inter-racial e azul !!), e ai rola a tão polêmica ceninha de sexo.




Chegando em Ilos, você avista o Saren, e começa a ir atrás dele, você também encontra um holograma dos protheans que explica tudo que esta acontecendo até ali, e explica que a Citadel na verdade é um grande mass relay, é por lá que os Reapers vão vir para destruir tudo. Você volta para citadel, e quando você chega lá já esta acontecendo o ataque, esta quase que tudo destruído, lá você tem a batalha final com Saren, e o Joker que é o piloto da sua nave normandy, tem tipo uma batalha de naves contra o sovereign.
Joker é o seu piloto da normandy, ele é considerado o melhor piloto da aliança, ele tem uma doença, que é como se não houvesse cálcio nos seus ossos, por isso ele se quebra facilmente. Ele é também o alivio comigo do jogo, as melhores piadas do jogo são dele.

Joker



Aqui você também tem uma escolha importante a fazer, escolha que irá influenciar seu save para mass effect 2: Ajudar os membros do conselho a fugir dali e com isso salvar o conselho, ou dane-se o conselho e vamos concentrar nossos ataques no Sovereign, e com essa escolha todos os membros do conselho irão morrer. Vale lembrar que o Conselho não são os sábios bonzinhos que te ajudam com informações como deveria ser, muito pelo contrário, o conselho só te ferrou o jogo inteiro... Salva-los ou deixá-los morrer? A escolha é sua.
Finalmente Sovereign é derrotado, fim do jogo, a citadel será reconstruída, e se você salvou o conselho, você ainda tem mais uma escolha a fazer que irá influenciar em mass effect 2:
O conselho decidiu aceitar a inclusão de um humano entre os membros do conselho, e o Shepard é quem irá escolher a pessoa. Você pode escolher Donnel Udina, que é um político, embaixador dos humanos na Citadel, ou o capitão David Anderson, que é um militar, ele era seu capitão na Normandy antes de você se tornar um Spectre no começo do jogo.

Anderson

Udina

Apesar de ter derrotado o Sovereign, ele era apenas um Reapers... Ainda existem vários em algum lugar do universo prontos para atacar... Os reapers ainda são uma ameaça, e essa história continua em Mass Effect 2!!

Texto:
Aurélio aguiar (lekomewtwo) http://migre.me/4zZyc

Fonte:

Áudio original:


4 comentários:

  1. Caraaaaaaaaaaca! Adorei esse post! Eu sou viciada em Mass Effect e estou esperando o 3! Abrass...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post. Realmente bem completo.

    ResponderExcluir
  3. Tô começando a trilogia agora e esse texto me ajudou bastante a entender toda a saga do primeiro Mass Effect. Preciso conhecer tudo e jogar todos antes do Andromeda rsrs só queria saber qual será mais vantajoso, salvar a mina ou o Kaidan rs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...