MASS EFFECT DETONADO
Insanidade descreve apenas uma pequena fração de Mass Effect que, apesar de ser relativamente curto em sua trama principal, oferece uma quantidade absurda de extras. E sim, você encontrará a descrição de cada uma delas aqui. Prepare-se para desbravar dezenas de planetas ao longo de diversos sistemas e viajar por mais um punhado de constelações. Além da quantidade gritante de exploração, há pequenas variações na trama, definidas por meio de suas respostas nos diálogos. Elas não só moldam o caráter de seu personagem, como também levam os curiosos a jogarem mais de uma vez e aproveitar as outras possibilidades. Serão dias de aventuras almejando completar os 100% neste game e cada minuto valerá a pena. Afinal, este é apenas o primeiro capítulo da trilogia que a BioWare promete. Divirta-se!
PRÓLOGO – FIND THE BEACON
A aventura começa no deck da espaçonave SSV Normandy, com os comentários de Joker – escolha entre três opções para entender a situação. Vá à sala de comando (Comm Room), fale com Nihlus e com Captain Anderson – investigue cada canto da nave para obter itens, XP (experiência). Atualize seu banco de informações com Navigator Pressly, Corporal Jenkins e Doctor Chakwas. No planeta Eden Prime, marque o ponto Dig Site em seu mapa e avance. Ao perder um de seus homens, examine seu corpo e, mais adiante, ajude a soldado Ashley Williams, que entrará para a sua equipe. Na área Dig Site, examine o círculo e siga para Camp. Abata os inimigos e volte sua atenção para duas estruturas a serem investigadas, pontos obrigatórios no atributo Decryptio. Em Camp, atrás da porta da estrutura, você encontrará os sobreviventes Dr. Warren e Dr. Manuel; na área Train Station, adiante, há outra estrutura com três fazendeiros escondidos. Se tiver pontos nos atributos Charm ou Intimidate, terá opções de persuasão.
Em Train Station, exploda os pequenos contêineres da plataforma para se livrar dos oponentes e investigue o corpo de Nihlus. Dialogue com o sobrevivente e vá para o trem, onde mais tropas devem ser eliminadas. Acione o botão de comando do trem. Na área Cargo Station, livre-se dos atiradores ou posicione sua equipe para atrasá-los e desative os explosivos (aperte o botão indicado e espere a barra encher). Ao controlar a situação, vá ao ponto “X” em seu mapa e, após mais um confronto, examine o Prothean Beacon.
Você acorda na espaçonave e, a partir de agora, sempre que completar a exploração de um planeta, procure também dentro da nave para ganhar XP extra e interagir com os membros da sua equipe – por enquanto, fale com Ashley Williams e Doctor Chakwas –, use o elevador para explorar a sala de máquinas. Encontre com Joker na área Dridge.
CAPÍTULO I – THE CITADEL
Siga para Citadel Tower (para tanto, vá ao ponto Transit mais próximo) e fale com Captain Anderson na Council Chamber. Use o ponto Transit e siga para Chora’s Den. Derrube os assassinos, siga para a “!” em seu mapa e fale com Harkin. Na região Upper Wards, visite a área Med Clinic para ajudar Garrus a eliminar bandidos; ele também fará parte da sua equipe – converse com Doctor Chloe Michels se quiser comprar algo e obter informações. Abra a opção Journal e, dentro das suas missões, haverá uma chamada “Shadow Broker”, que é totalmente opcional, mas rende XP e informações – fale com Barla Von em Banks.
Retorne ao Chora’s Den e elimine todos os bandidos e seu líder, Fist – examine o aparato próximo ao corpo dele, para ativar a Assigment “Reporter’s Request” (vide lista de “Assigments – Parte 1). Você terá menos de quatro minutos para achar a pessoa em questão, portanto, seja breve para se livrar dos bandidos restantes. Fora da Chora’s Den, suba o lance de escada próximo e proteja Tali’Zora nar Rayya (vamos chamá-la de Tali, ok?), que integrará sua equipe em seguida. Vá a Citadel Tower e visite a Council Chamber, use o ponto Transit e escolha a região Wards, então visite a área C-Sec. Fale com Wrex adiante e integre-o à equipe (se o dispensar agora, poderá recrutá-lo na área Chora’s Den) e suba o elevador ao lado dele. Assim que chegar a Docking Bays, fale com o Embassador Udina, entre na espaçonave e discurse para sua equipe.
Se quiser XP extra, converse com Joker (Bridge) e Navigator Pressly (Combat Information Center). Use o elevador para a área Engineering, fale com Adams, com os membros de sua equipe e atualize seus equipamentos (mexa nos armários deles). Examine o painel Galaxy Map na Combat information Center e trace seu destino. Antes disso, se quiser, cumpra a lista de Assigments – Parte 1.
ASSIGMENTS – PARTE 1
As tarefas listadas aqui são realizadas durante sua estadia em Citadel, algumas delas são acionadas (e concluídas) após obter o título Spectre.
01 – Presidium Prophet
Procure o C-Sec Officer na região Presidium, próximo da escada para Wards Access. Auxilie-o a resolver o impasse religioso com Preaching Hanar (a criatura ao lado do C-Sec Officer) – caso tenha conversado com Preaching Hanar primeiro, não tem problema, fale com C-Sec Officer. Se você tiver sete pontos nos atributos Charm ou seis de Intimidate, será um articulador mais incisivo e persuasivo.
02 – Asari Consort
Na área Consort Chambers, encontre Nelyna (se tiver os atributos Charm e Intimidade com quatro pontos, melhor) para poder falar com Sha’ira e aceite ajudá-la. Se escolher as opções “Not Interested” e “Very Sure” nas duas primeiras partes do diálogo, a tarefa termina neste ponto. Vá até o General Septimus na área Chora’s Den. Ao final da conversa, se você resolver ajudar o General Septimus, habilitará uma Assigment complementar chamada “Xeltan’s Complaint” – para completá-la, fale com Xeltan, na área Volus and Elcor Office, e escolha a opção “I can help you” –, e, por fim, volte a falar com Sha’ira.
03 – Scan the Keepers
Fale com Chorban na área Citadel Tower e ajude-o a colher informações sobre os Keepers (os trabalhadores que parecem aranhas), ou seja, aproxime-se deles e aperte o botão A. É preciso escanear 21 dessas criaturas. Você os encontrará nas seguintes áreas de Citadel: Tower (4), Presidium (8 ), Flux and Wards Access (2), Upper Wards (3), Lower Wards (1), Security (2) e Docking Bay (1).
04 – Jahleed’s Fear
Esta tarefa só ocorre se você falar com Jahleed (na área C-Sec Academy), antes de ir até Chorban. Siga para a área Lower Wards Market e, após a conversa (ou da troca de tiros), volte a falar com Jahleed. Dependendo da quantidade de pontos nos atributos Charm e Intimidate, poderá ativar novas opções e definir se Jahleed será preso ou não – caso não o denuncie, Jahleed oferecerá a Assigment “Scan the Keepers”, isto é, se não aceitou esta tarefa de Chorban.
05 – Reporter’s Request
Caso tenha analisado o aparato junto ao corpo de Fist, fale com Emily Wong, à direita do Upper Markets, e entregue a informação (OSD) a ela – se não tiver, volte ao escritório de Fist e procure pelo chão.
06 – The Fan
Visite o Upper Markets e, em frente ao lance de escada, fale com Conrad Verner. O cara é seu fã e pedirá um autógrafo. A tarefa ganhará uma segunda etapa que só poderá ser concluída após realizar uma missão (ou capítulo) da trama normal e voltar a Citadel. Fale novamente com Conrad Verner no mesmo lugar de antes e concorde em posar para uma foto. Após mais esta tietagem, cumpra mais uma missão e volte a Citadel, para falar com Conrad e, dependendo dos atributos Charm e Intimidate, poderá persuadi-lo com duas novas opções.
07 – Homecoming
Em Presidium, próximo da escada de acesso para C-Sec Academy, fale com Samesh Bhatia e ajude-o. Depois vá até o diplomata Clerk Bosker, na área Embassy Luonge, e decida entre persuadi-lo a trazer o corpo da esposa de Samesh Bhatia, ou não – se tiver três pontos nos atributos Charm e Intimidate, poderá ser mais persuasivo. Independentemente de sua escolha, reporte-se a Samesh Bhatia.
08 – Rita’s Sister and Chellick
Na área Flux Nighctlub, fale com Rita, que está perto do bar. Siga para Chora’s Den e dialgue com sua irmã, Jenna. Ao sair do Chora’s Den, obterá uma informação. Vá até Chellick, na área C-Sec Academy, e você poderá ajudá-lo a capturar Jax – se tiver sete pontos nos atributos Charm e Intimidate, terá novas opções. Aceitando, vá ao encontro de Jax na Lower Wards Market e compre a mercadoria sem questionar ou dar voz de prisão. Por fim, volte a falar com Chellick.
09 – Signal Tracking
Visite o Flux Casino e examine a máquina próxima ao Keeper para rastrear um sinal suspeito. Vá até Flux and Wards Access, para encontrar outra evidência do sinal (um som ficará ecoando até você investigar um monitor na parede), depois se dirija a Bank e examine a máquina ao fundo. Visite a saleta atrás da área Emporium para encontrar a fonte do sinal. Fale com a máquina e ela ativará a seqüência de autodestruição. Você pode digitar o código: Y, X, Y, A, X, A, A e desligá-la ou esquecer o código e atirar nos cabos de força à esquerda. Obs.: se tentar sair antes de inserir o código, é game over!
10 – Doctor Michel
Após derrotar Fist e integrar Tali à equipe, visite a área Med Clinic e fale com Doctor Chloe Michels. Aceite a missão, siga até o vendedor Morlan na área Lower Markets – se tiver seis pontos de atributo Charm ou três de Intimidate, poderá lidar facilmente com a situação no diálogo. Caso resolva tudo sem disparar, volte a falar com o doutor.
11 – Schells the Gambler
Próximo da escada de acesso ao Flux Nightclub, fale com Schells e ajude-o com o “experimento” de trapaça. No Flux Casino, jogue e ganhe apenas cinco vezes nas máquinas, para colher informações. Agora, Doran (uma criatura baixinha) estará perto das máquinas. Se você não quiser continuar trapaceando, fale com Doran e escolha a opção “Give him Schells’s Tool”. Mas, caso queira continuar com a trapaça, fale diretamente com Schells na entrada do Flux Nightclub.
12 – Unusual Readings
Examine o computador à esquerda, na sala do Ambassador Udina. Vá à constelação Argos Rho, entre no sistema Hydra e visite o planeta Metgos. Evite ficar muito tempo fora do veículo e investigue o ponto “Transponder Signal”, onde inimigos o atacarão por terra e ar. Afaste-se para contra-atacar com mais segurança.
13 – UNC: Valuable Minerals
Existem 34 Light e Heavy Metals (apenas 20 são necessários, 36 Rare Earths (apenas 20 são necessários) e 10 Gas Deposits (apenas seis são necessários) a serem encontrados por toda a galáxia. Para ter acesso a todos, é preciso explorar cada planeta existente e investigar cada ponto – no maior dos planetas, você só precisa examinar a órbita – e, em alguns casos, completar algumas Assigments. Em função disso, a cada Assigment realizada, é recomendado explorar cada ponto do planeta indicado em seu mapa – conseqüentemente, aproveite para completar as Assigments UNC “Locate Signs of Battle”, “Turian Insignias”, “Prothean Data Discs” e “Asari Writings”.
14 – UNC: Locate Signs of Battle
Há 12 Medallions e quatro Salarian ID Tags ao todo, encontrados nos planetas: Yunthorl
(constelação Horse Head Nebula, sistema Strenuus), Carbonaceous Asteroid (constelação Artemis Tau, sistema Knossos), Nonuel e Klensal (ambas na constelação
Hades Gamma, espalhadas no sistema Plutus e Dis), Syided (constelação Attican Betta, sistema Hercules), Gromar (constelação Voyager, sistema Columbia), Theropto (constelação Hawking Eta, sistema Century), Carbonaceous Asteroid, Benda e Rayingri (todos na constelação Armstrong Nebula, mas espalhados nos sistemas Tereshkova,
Grissom e Gagarin), Altanorch (constelação Gemini Sigma, sistema Ming) e Nepmos (constelação Styx Theta, sistema Erebus) – apenas em três planetas (Nonuel, Klensal, Rayingr e Nepmos) você é obrigado a aterrissar e explorar os pontos “Anomaly”. Porém, alguns destes só podem ser acessados completando outras Assigments.
15 – UNC: Turian Insignias
Existem 17 Turian Insignias ao todo, mas basta conseguir 13 para completar esta missão. Explore os seguintes planetas: Xawin, Malganlis e Amaranthine (todos na constelação Horse Head Nebula, espalhados nos sistemas Strenuus e Fortuna), Pharos (constelação Ártemis Tau, sistema Athens), Trebin e Raysha (ambos na constelação Hades Gamma, espalhados no sistema Antaeus e Dis), Angebinium e Sybin (ambos na constelação Voayger, no sistema Amazon), Presrop (constelação Hawking Eta, sistema Century), Ontarom (constelação Kepler verge, sistema Newton), Pregel e Maji (ambos na constelação Armstrong Nebula, sistema Vamshi), Cabonaceous Asteroid (constelação Styx Theta, sistema Archeron), Metgos e Canrum (ambos na constelação Argus Rho, sistema Hydra), Antida e Nodacrux (ambos na constelação Maroon Sea, espalhados nos sistemas Caspian e Vostok) – apenas em nove planetas (Xawin, Trebin, Agebinium, Presrop, Ontarom, Maji, Amaranthine, Metgos e Nodacux) você é obrigado a aterrissar e explorar os pontos “Anomaly”. Cuidado: alguns destes só podem ser acessados completando outras Assigments.
16 – UNC: Prothean Data Discs
Há dez ao todo, que são encontrados nos planetas: Asteroid Cluster (constelação Artemis Tau, sistema Sparta), Juntauma (constelação Hades Gamma, sistema Farinata), Wermani (constelação Styx Theta, sistema Erebus), Asteroid (constelação Argos Rho, sistema Phoenix), Sharring (Attican Beta, sistema Theseus), Binthu e Alumer (ambos na constelação Voyager, no sistema Yangtze), Chasca e Rocky Asteroid (ambos na constelação Maroon Sea, sistema Matano) e Antibaar (constelação Armstrong Nebula, sistema Tereshkova) – apenas em três planetas (Antibaar, Chasca e Binthu), você é obrigado a aterrissar para explorar os pontos “Anomaly” para conseguir as informações. Aqui também vale a regra: alguns destes só podem ser acessados completando outras Assigments.
17 – UNC: Asari Writings
Há 14 ao todo, e são encontrados nos planetas: Veles (constelação Horse Head Nebula, sistema Pax), Sharjila e Porolan (ambos na constelação Asrtemis Tau, sistema Mecedon), Kloncory (constelação The Kepler Verge, sistema Newton), Matar, Junthor e Solcrum (todos na constelação Armstrong Nebula, mas espalhados nos sistemas Hong, Gagarin e Grissom), Nonuel, Chohe e Ploba (todos na constelação Hades Gamma, mas espalhados pelos sistemas Plutus, Cacus e Antaeus), Paravin (constelação Gemini Sigma, sistema Han), Altahe (constelação Styx Theta, constelação Archeron), Tuntau (constelação Argus Rho, sistema Phoenix), e Pataiton (constelação Maroon Sea, sistema Vostok) – você é obrigado a aterrissar somente nos planetas Sharjila, Solcrum, Nonuel, Chohe, Altahe e Tuntau, para investigar os pontos “Anomaly”. Você já sabe que alguns só podem ser acessados completando outras Assigments.
18 – Strange Transmission
Na área C-Sec HQ, examine um computador para receber uma mensagem. Siga para a constelação Hawking Eta, entre no sistema Century e visite o planeta Presrop. Em “Biotic Compound”, examine a porta para conversar e decidir se entra de maneira pacífica ou hostil – se tiver os sete pontos nos atributos Charm ou nove de Intimidate, terá melhores condições de negociar. Caso tenha sido pacífico ao entrar, investigue a instalação, saia e explore a Science Station (esta tem uma antena branca) à direita – se optou pela hostilidade, possivelmente a entrada da Science Station estará trancada e, neste caso, mate todo mundo dentro da base. Enfim, na Science Station, fale com Major Kyle na área
Sanctuary. Aqui você define os rumos do diálogo, que podem resultar na rendição do Major Kyle ou em um combate. Independente da conclusão retorne à espaçonave.
19 – UNC: Privateers
Fale com Garoth (na área Citadel Tower) e escolha a opção “What’s wrong?”. Vá ao sistema Strenuus, na constelação Horse Head Nebula, para avistar a nave MSV Majesty orbitando o planeta Xawin. Desembarque no planeta, investigue o ponto Mercenary Camp e elimine a resistência externa. Ao entrar na base inimiga, mate todos e examine o corpo do Captain Williem, então fale com Garoth.
20 – UNC: Hostage
Obtida automaticamente ao entrar em um elevador, desde que você tenha a sorte de escutar a notícia pelo rádio (entre com freqüência nos elevadores até obtê-la). Siga para constelação Hades Gamma e escolha o sistema Farinata para receber uma mensagem. A espaçonave MSV Ontario ficará visível. Dentro dela, elimine os seqüestradores em menos de três minutos – equipe seu grupo com Shotgun –, e visite a área Chairman Burns antes do tempo se esgotar. Ao negociar com o líder dos seqüestradores, ter seis pontos de Charm e cinco de Intimidate amplia o leque de opções para a conclusão.
21 – UNC: Missin Survey Team
Também obtida automaticamente ao entrar em um elevador. Viaje à constelação Hades Gamma, entre no sistema Antaeus e vá ao planeta Trebin. Em seu mapa, siga para o ponto Research Base e investigue o lugar, especialmente um computador, para aparecer localização da Excavation Site aparecer. Indo nesta, elimine todos os inimigos.
22 – UNC: Hostile Takeover
Se possível, realize esta tarefa quando tiver dez pontos de Charm ou sete de Intimidate. Existem dois jeitos de ativar esta Assigment: se tiver o atributo Decryption elevado, examine um computador na área C-Sec Academy, ou, então, fale com Helena Blake, na área Presidium (próximo ao Emporium), e aceite ajudá-la a eliminar criminosos. Vá aos planetas Mavigon (constelação Gemini Sigma, sistema Han) e Klensal (constelação Hades Gamma, sistema Dis), localize no mapa o ponto Syndicate Hideout e elimine todos que encontrar. Por fim, vá ao planeta Amaranthine (constelação Horse Head Nebula, sistema Fortuna) e, no posto Engineering Outpost, fale com Helena Blake. Ficará a seu critério decidir entre firmar um acordo com ela ou eliminar o grupo de “mercenários” ao qual ela pertence – se você optar por este último recurso, terá de eliminá-la juntamente com seus asseclas. Portanto, fique atento.
23 – UNC: Missing Marines
Em Citadel Tower, fale com Rear Admiral Kahoku. A missão consiste em procurar sua equipe de reconhecimento no planeta Edolus (constelação Artemis Tau, sistema Sparta). Vá ao ponto Distress Signal e uma criatura sairá da areia. Fique a longa distância e ataque-a com a metralhadora e o canhão do veículo (use o pulo para desviar dos projéteis ou fique sempre em movimento). Examine os corpos dos soldados e informe Rear Admiral Kahoku.
24 – UNC: Cerberus
Após completar a Assigment “UNC: Missing Marines”, volte a falar com Rear Admiral
Kohaku e visite o planeta Binthu (constelação Voyer Cluster, sistema Yangtze). Passe pelos três pontos da Research Facility e elimine os inimigos presentes em cada – em uma das instalações, você deve encontrar o corpo de Kohaku, examine-o.
25 – UNC: Hade’s Dog
Acessível somente após examinar o corpo de Rear Admiral Kohaku na Assigment “UNC: Cerberus”. Vá ao planeta Nepheron (constelação Voyer Cluster, sistema Columbia) e examine o ponto Cerberus Science Facility e acabe com todos os inimigos. Vá até os painéis para obter informações e, voltando à espaçonave, examine o mapa da galáxia para receber uma mensagem de que alguém quer comprar as informações; negociar fica a seu critério.
ASSIGMENTS – PARTE 2
Estas tarefas só podem ser realizadas após completar a exploração de um dos seguintes planetas: Feros, Noveria ou Therum – não importa a ordem em que os explorou.
01 – Asari Diplomacy
Você será intimado a falar com Nassana na área Embassy Luonge. Daí, vá ao planeta Sharijila (constelação Artemis Tau, sistema Macedon) e invada a fortaleza (o ponto Stronghold) para aniquilar os inimigos. Explore o segundo andar e examine a mesa para obter informações. Volte a Citadel e fale com Nassana – se tiver quatro pontos de Charm ou Intimidate, poderá obter autorização para a produção de novos equipamentos comerciáveis.
02 – The Fourth State
A repórter Khalisah Al-Jilani estará esperando-o ao lado do elevador em C-Sec Academy para conseguir uma entrevista. Se o personagem tiver oito pontos de Charm ou sete de Intimidate, poderá explorar todas as opções e conseguir créditos e XP extra.
03 – Family Matter
Fale com Michael e Rebekah Petrovsky próximos do Bank, na área Presidium. A tarefa aqui é expressar seu ponto de vista, já que não há respostas certas ou erradas. É imprescindível ter três pontos de Charm ou Intimidate para concluir esta Assigment.
04 – Planting a Bug
Caso tenha completado a Assigment “Reporter’s Request”, terá acesso a esta ao falar com Emily Wong na área Citadel Tower. Aceite embarcar na investigação, vá a C-Sec Academy e entre na área Traffic Control. Em um dos cantos da sala, deve-se usar o dispositivo na parede (aperte o botão A). Fale com Emily Wong e fica a seu critério escolher a resposta. Obs.: outra maneira de completar esta tarefa é falar com a repórter e, logo após aceitar, usar a persuasão alegando já ter completado a missão.
ASSIGMENTS – PARTE 3
Para acessar estas, será necessário ter certas condições especiais (apenas as três primeiras), enquanto outras exigem dialogar com certa freqüência com membros de sua equipe após explorar planetas que conduzem o enredo.
01 – I Remember Me
Se na hora de criar o histórico de serviços de seu personagem (Profile Reconstruction – Pre-service History) ,escolheu “Colunist”, logo que completar a exploração de um dos três planetas (Noveria, Feros ou Therum) pós-Citadel, esta Assigment ficará acessível. Volte a Citadel e fale com Lieutenent Girard ao descer pelo elevador da Docking Bays. Aceite ajudá-lo e procure Talitha na área Docking Bays. Converse com ela e, com sete pontos de Charm ou Intimidate, fica simples ter acesso a novas opções de persuasão. Comunique-se ao Lieutenent Girard.
02 – Old, Unhappy, Far-off Things
Se na hora de criar o histórico de serviços do seu personagem (Profile Reconstruction – Pre-service History), escolheu “Spacer”, logo que completar a exploração de um dos três planetas (Noveria, Feros ou Therum) pós- Citadel, esta Assigment ficará acesível. Volte a Citadel e visite a região Wards Access para encontrar Zabaleta. Depois, volte à nave e ao o terminal de comunicação (área Comm Room) para falar com a mãe dele. Dependendo do rumo do diálogo, poderá confirmar o relato de Zabaleta; em seguida converse com o indivíduo. Se tiver quatro pontos de Charm ou cinco de Intimidate, terá opções extras para concluir a tarefa.
03 – Old Friends
Se na hora de criar o histórico de serviços de seu personagem (Profile Reconstruction – Pre-service History) escolheu “Earthborn”, logo que completar a exploração de um dos três planetas (Noveria, Feros ou Therum) pós-Citadel, esta Assigment ficará acesível. Volte a Citadel e procure por um homem chamado Finch na Lower Wards (entre o Chora’s Den e Lower Markets). Depois fale com um guarda em Choar’s Den e caso você escolha “Non-persuasions”, terá acesso a mais três opções extras na conversa. Se tiver oito pontos de Charm ou Intimidate, poderá persuadir Finch a ficar calado, comprar seu silêncio por 500 créditos ou matá-lo.
04 – Family Armor
Após completar três planetas (Feros, Noveria e Therum) ou três Assigments da categoria “UNC”, fale com Wrex na área Engineering, dentro de sua espaçonave. Escolha a opção “Family” e aceite a missão. Siga para o planeta Tuntau (constelação Argus Rho, sistema Phoenix) e dali para a Hidden Structure – esta Assigment pode ser ativada ao sair de Citadel pela primeira vez, se você explorar esta estrutura, desde que Wrex esteja em sua equipe. Elimine os inimigos e, no segundo andar, se alguém da sua equipe tiver pontos no atributo Decryption, abra o cofre. Se Wrex estiver no grupo, a missão será concluída. Caso contrário, volte a conversar com ele dentro da sua espaçonave.
CAPÍTULO II – FINDING LIARA T’SONI
Siga para a constelação de Artemis Tau e escolha o sistema Knossos, seu destino é o planeta Therum. Vá até a área Refinery e, antes de chegar, pegue o caminho à direita para invadir a base por trás. Livre-se dos inimigos e abra o portão do outro lado da Refinary.
Ao final do segundo túnel, você continua o caminho a pé, portanto, abuse da sniper para abater inimigos à distância. Na área Mining Camp, novos oponentes e máquinas aparecerão. Abrigue-se antes para o contra-ataque e cuidado triplicado com o disparo da máquina ao fundo. Após o combate, abra a porta no alto da rampa para explorar a mina. Use os elevadores para chegar ao último andar, onde encontrará Dr. Liara T’Soni aprisionada. Após a conversa, elimine os inimigos na área abaixo e use o código do dispositivo (a seqüência é A-X-B-Y) para abrir caminho que o conduzirá à Liara – antes de encontrá-la, atualize seu equipamento e a liberte para completar sua equipe.
Aqui, chega a hora de uma batalha bem acirrada em um mapa que dispõe de poucos lugares para se proteger. A melhor estratégia é fazer com que seu time concentre o ataque em um único alvo (um dos robôs brancos) em um dos cantos. Elimine os capangas primeiro, especialmente o sniper atrás da caixa na porta de saída. Quando restar somente o Krogan Commander, seja rápido para evitar as investidas do cara. Cuidado, também, com o vapor das máquinas e ataque sempre em ritmo acelerado. Antes de seguir rumo ao próximo destino, você pode começar um romance (ouviu falar da sena se sexo em Mass Effect?) com um dos membros de sua equipe. Porém, isso depende do sexo do protagonista, além de variar dependendo de você cavou isto e de como agiu agiu nos relacionamentos – isto é, pelas conversas – com os integrantes da sua equipe. Se quiser um romance, tem que privilegiar alguém.
CAPÍTULO III – NOVERIA
No mapa da galáxia, vá ao planeta Noveria (constelação Horse Head Nebula, sistema Pax), então saia da espaçonave para encontrar Maeko Matsu e cia. Depois, vá até Customs, fale com Gianna Parasini e desça pelo lance de escada ao lado, para usar o elevador. Visite o ponto Administration Office e fale com Gianna novamente, para ver Anoleis.
Converse com ele e Gianna falará com você sobre um tal de Lorik Qui’in (que pode ser encontrado ao subir pelo elevador no trecho noroeste do mapa). Ajude-o, depois volte pelo elevador e utilize o outro no corredor abaixo. No andar seguinte, visite Lorik’s Office e examine o computador para obter uma evidência e fale com Lorik novamente – nesse meio tempo, você pode confrontar guardas dependendo da condução da conversa. No caminho, Gianna pedirá para falar com você (ela se encontra na área onde Lorik estava), vá até ela e, feito isso, se tiver o atributo Charm ou Intimidate desenvolvido, convença Lorik a entregar a evidência. Agora, Gianna está no Administration Office, informe-a de ter convencido Lorik – outra alternativa é entregar a evidência a Anoleis para ganhar crédito extra ou fazer com que Giovanna entre na sala e ambos se matem (você sai ganhando do mesmo jeito). Independentemente de como resolva a situação, você obtém um cartão de acesso para entrar na área Garage. Lá, logo que eliminar os inimigos, fale com Maeko Matsuo na porta de entrada e se aprume no veículo adiante.
Durante a expedição no clima gélido, evite ficar fora do veículo ou sofrerá sérios danos. Atenção ao passar pelos túneis e, ao final do caminho, entre na área Peak 15. Vá até a Garage e suba o lance de escada; desça pelo elevador adiante (não deixe de explorar a área Security próxima). No andar seguinte, na Cafeteria, elimine os inimigos e criaturas e examine o painel à esquerda da entrada e, entre no círculo central. Desça a plataforma e ative a força da estação usando cem Omni-gel. Caso não tenha o suficiente, terá que restaurar a força manualmente solucionando um puzzle. Nele, você deve mover as células de energia das três colunas que correspondem aos botões X, Y e B, respectivamente. Apenas as células de mesmo tamanho podem ser encaixadas nos espaços equivalentes. As numerações de 1 a 4 usadas a seguir correspondem ao tamanho em ordem crescente das células (1 é a menor, 2 é a um pouco maior, 3 é a média, e 4 é a maior). Confira a solução:
01 – Mova a célula 1 da coluna X para Y.
02 – Mova a célula 2 da coluna X para B.
03 – Mova a célula 1 da coluna Y para B.
04 – Mova a célula 3 da coluna X para Y.
05 – Mova a célula 1 da coluna B para X.
06 – Mova a célula 2 da coluna B para Y.
07 – Mova a célula 1 da coluna X para Y.
08 – Mova a célula 4 da coluna X para B.
09 – Mova a célula 1 da coluna Y para B.
10 – Mova a célula 2 da coluna Y para X.
11 – Mova a célula 1 da coluna B para X.
12 – Mova a célula 3 da coluna Y para B.
13 – Mova a célula 1 da coluna X para Y.
14 – Mova a célula 2 da coluna X para B.
15 – Mova a célula 1 da coluna Y para B.
Com a energia restaurada, obtenha informações com o holograma “Mira VI” e tome o elevador rumo à área Roof. Livre-se das criaturas e ative o painel para restaurar a conexão. Volte ao andar inferior da Mira Core e use o elevador que leva à área Reactor, na qual se deve acionar as linhas de combustíveis (visite a plataforma superior para obter upgrades). Voltando a Mira Core, utilize o elevador de acesso à área Tram, onde deve acionar o painel de controles na Purge Chamber. Feito isso, siga para o final do corredor e use o vagão de transporte.
Na Rift Station, siga para o par de elevadores próximos e use o que está à direita da tela. Converse com Captain Ventralis – se tiver os atributos Charm ou Intimidate evoluídos, obterá novas informações –, ajude-o a derrubar alguns inimigos e fale com ele novamente para obter o cartão de acesso da área Hot Labs, mas antes, siga o corredor à esquerda do Pelozi’s Shop, fale com Dr. Zev Cohen e pegue mais uma missão (informe ao Captain Ventralis para resolvê-la). Use o elevador de acesso ao Quarantine Lab, fale com Han Olar e siga para o laboratório identificado pelo “!” em seu mapa.
Acesse o computador e aperte o botão A para misturar os ingredientes. Uma barra será preenchida e você deve apertar o botão indicado quando a marca ficar entre as duas setas apontadas sobre a barra, até criar a cura. Livre-se dos inimigos e volte a falar com Han Olar, então aceite ajudá-lo. Antes, entregue a cura ao Dr. Zev Cohen.
Volte pelo elevador de acesso a Quarantine Lab e adentre pelo novo corredor indicado pela “!”, passando pela Ventilation Room, e vá até o Security Lab encontrar Matriarch Benezia. Aqui, ocorre uma batalha contra vários inimigos espalhados, acabe com eles. E, após a conversa com Matriarch Benezia, elimine-a também. Fale com a criatura Rachni Queen. Se quiser cumprir uma missão extra, contrariando o acordo de paz com a Rachni Queen, siga de elevador para a área Hot Labs e fale com Yaroslev Tartakovsy. Mate as criaturas e consiga o código no corpo de Tartakovsy. Volte ao laboratório, acesse o terminal Mira Core e insira o código para ativar uma contagem regressiva. Uma horda de criaturas o atacará; fuja antes da contagem chegar a zero.
Mesmo que não faça esta última tarefa, acesse o Tram e use o vagão para voltar à sua espaçonave. Após o debate com os membros de sua equipe, fale com eles após se reportar aos Membros do Conselho.
ASSIGMENTS – PARTE 4
01 – Smuggling
Fale com Merchant Opold, na área Port Hanshan Plaza, e ajude-o. Volte a Port Hanshan Docking Bay e pegue o pacote no ponto “!” em seu mapa. Entregue-o a Merchant Opold – caso tenha oito pontos de Charm ou seis de Intimidate, poderá persuadi-lo a lhe pagar 500 créditos pelo serviço –, ou pode ficar com o pacote (isso só é possível se Noveria for o terceiro ou quarto planeta que você explora após Citadel), escolha a opção “I’m keeping it”. Desde que não equipe o item, pode falar com Inamorda (encontrado na área Port Hanshan Mezzanine). Você pode falar com ele antes ou depois de obter o pacote, e negociar a venda do mesmo por 500 créditos (750, caso o pressione). Aceitando o pagamento, a tarefa estará concluída. Caso decida ficar com o pacote, poderá oferecê-lo ao corrupto Anoleis (no ponto Administration Office, da área Port Hanshan Plaza), para conseguir um passe para obter o veículo Mako – dependendo dos atributos Charm e Intimidade, você pode enganá-lo e ter a chance de vender o pacote de volta a Merchant Opold
02 – Espionage
Fale com Mallene Calis na área Port Hanshan Mezzanine. Localize Rafael Vargas e mantenha-o ocupado com a conversa, sempre tentando persuadi-lo quando a opção ficar acessível – alternativamente, durante esta conversa, você pode revelar que Mallene Calis o está espionando (se optar por isso, fale novamente com Mallene Calis e poderá informá-la de que contou o plano a Rafael Vargas ou pode mentir para ela sobre ter completado a tarefa; caso tenha 12 pontos de Charm ou nove de Intimidate, pode conseguir 750 créditos. Caso opte por continuar a assistência a Mallene Calis, preste atenção ao som de um “beep” ao longo da conversa, corte o assunto e hackeie o computador de Rafael Vargas. Ao fazer isso, informe Mallene Calis.
03 – Doctor at Risk
No andar de cima da área Port Hanshan Mezzanine, tendo pontos suficientes no atributo Electronics, examine os computadores e obtenha informação para ativar esta Assigment. Visite o planeta Ontarom (na galáxia Kepler Verge, sistema Newton) e siga para o ponto Underground Facility. Elimine os inimigos e encontre Toombs apontando uma arma para a cabeça do cientista. Caso tenha a classificação “Sole Survivor” na ficha do protagonista (detalhe definido por você na hora de criar os dados sobre o personagem), Toombs o reconhecerá e dará início a uma cena extra. Se tiver alguns pontos nos atributos Charm e
Intimidate, terá várias opções adicionais para dar um fim apropriado (a seu critério) a esta Assigment. Concluída, volte à espaçonave e acesse o mapa da galáxia para ter um diálogo com Admiral Hackett.
04 – UNC: Listening Post Alpha
Vá ao sistema Erebus, na constelação Styx Theta, para receber uma mensagem. Visite o planeta Nepmos e siga para o ponto Listening Post Alpha para ajudar os soldados. Sobreviva à terceira onda de ataque, fale com Durand para acessar o ponto Rachni Base, onde terá que exterminar a legião de inimigos.
05 – UNC: Listening Post Theta
Dirija-se ao sistema Acheron, na constelação Styx Theta, para receber uma mensagem. Visite o planeta Altahe, seguindo para o ponto Listening Post Theta e elimine os inimigos. Dentro da base, explore as localidades e examine um terminal numa das salas para obter informações sobre uma nova Assigment.
06 – UNC: Depot Sigma-23
Só é revelada ao examinar um terminal durante o Assigment “UNC: Listening Post Theta”. Vá à constelação Argus Rho e entre no sistema Gorgo (disponível após explorar Noveria), para encontrar a Unidentified Space Facility. Aniquile os inimigos e examine o terminal, então arme os explosivos ao lado do mesmo. Ignore estes oponentes e volte à espaçonave antes da bomba explodir.
07 – UNC: Lost Freighter
Vá ao sistema Ming, na constelação Gemini Sigma, para encontrar a nave MSV Wortthington. Ao entrar, esteja com equipamento atualizado e examine o aparelho de suporte de vida de Jacob. Caso desligue este aparelho, ou escute três mensagens – basta mexer nos computadores espalhados pela nave –, Julia aparecerá; acabe com ela.
08 – UNC: Lost Module
Entre na constelação Attican Beta, rumo ao sistema Hercules, para ouvir uma mensagem, então explore o planeta Eletania. Do ponto de partida, siga rumo Downed Recon Probe e examine a máquina para acessar quatro pontos Monkey Colnoy. Em um destes encontra-se a entrada de uma mina, explore-a para encontrar um macaco Data Module. Quando o reaver, muitos inimigos atacarão. Elimine cada um deles.
CAPÍTULO IV – FEROS: GETH ATTACK
Vá ao planeta Feros (constelação de Attican Beta, sistema Theseus) e fale com David al Talaquani para iniciar uma batalha. Vá ao ponto Zhu’s Hope e investigue o interior da colônia (encontre Calantha Blake) e converse com Fai Dan, para iniciar outro combate. Avance até a área Tower, indicada em seu mapa, e elimine mais inimigos. Volte a falar com Fai Dan, indagando-o sobre a ExoGeni – aproveite para falar com os habitantes na área externa da colônia.
Utilize o elevador para chegar a Prothean Skyway e use o veículo para cruzar o terreno até a Skyway Weight Station, onde encontrará o Refugee Camp. Neste, converse com Ethan Jeong e os demais, antes de continuar no veículo até o trecho elevado e cruzar a ponte – explore as passagens de acesso aos túneis dentro da ponte, caso queira ganhar XP derrotando inimigos. Na ExoGeni Base, investigue a passagem indicada como Drop Down, para encontrar Lisbeth e obter um cartão. Dialogue com ela e siga para o nível superior. Livre-se de um Krogan Commander no caminho e acesse o holograma ExoGeni VI.
No ponto Upper Level (acesso pelo lado esquerdo da barreira azul), visite o andar acima e acesse o terminal para ativar uma Assigment (confira tópico homônimo adiante). Acione o Shuttle Bay Door Control e, à esquerda, aparecerão cinco botões vermelhos: cada um corresponde a um tipo de pressão. Aperte os botões combinando as pressões na seguinte ordem: 17, 11 e 5, então acione mais uma vez o Shuttle Bay Door Control. Agora volte ao andar inferior e encontre Lisbeth (o “X” indicado em seu mapa), então retorne até o Refugee Camp. Se você convencer Jeong a poupar a vida dos habitantes de Zhu’s Hope, ganhará pontos extras; caso contrário, terá que matá-lo.
Fale com Juliana e equipe a nova munição Anti-Thorian Gas em sua Grenade Launcher, que permite derrubar as pessoas infectadas sem matá-las. Volte para Zhu’s Hope e derrube os habitantes com Anti-Thorian Gas ou, alternativamente, aproxime-se deles e aperte RT para nocauteá-los. Feito isso, acione o painel para abrir uma passagem subterrânea. Ao longo de cinco andares no subterrâne-o, além de eliminar os inimigos, é preciso destruir os tentáculos do monstro principal (indicado por um “X” em seu mapa) nas paredes para libertar Shiala.
Completada a tarefa (e a lista de Assigments), volte à espaçonave e, após uma conversa, fale com os membros de sua equipe. Sem mais, vá para a Comm Room e fale com os Membros do Conselho, só então define seu próximo destino.
ASSIGMENTS – PARTE 5
01 – Geth in the Tunnels
Fale com Fai Dan pela segunda vez (após o combate na área Tower), pergunte sobre os Geth nos túneis para ativar a missão. Em seu mapa há um elevador e, mais adiante, uma escada de acesso aos túneis. Siga por este e livre-se dos inimigos no caminho rumo ao ponto sinalizado como Geth Transmiter. Lá, destrua a máquina – se optar por explorar todos os túneis, pode cumprir as Assigments “Power Cell”, “Warren Meat” e “Water Restoration” de uma só vez (vide tópico correspondentes) –, e então fale com Fai Dan.
02 – Power Cells
Siga para a área dos túneis (confira “Geth in the Tunnels”) e investigue a passagem Collapsed Highway Section, indicada em seu mapa. Examine o veículo para retirar as Power Cells, volte a Zhu’s Hope e encontre May O’Connell.
03 – Warren Meat
Converse com Davin Reynolds (dentro da colônia), siga para os túneis (confira “Geth in
the Tunnels”) e elimine os inimigos dentro do túnel próximo ao subterrâneo de Zhu’s Hope. Feito isso, informe Davin da situação.
04 – Water Restoration
Siga para a área dos túneis (confira “Geth in the Tunnels”) e, durante a exploração, ative três válvulas d’água no caminho. Depois volte a Zhu’s Hope e fale com Macha Doyle.
05 – Data Recovery
Vá até Gavin Hossile na área “Refugee Camp” e aceite ajudá-lo a recuperar informações. Chegando a ExoGeni Base, após falar com o holograma ExoGeni VI, siga para o ponto Upper Level, acessível à direita de uma barreira azul. Derrube os inimigos para obter a OSD (informações) da máquina e entregue-as a Gavin.
06 – Investigate Facility
Na ante-sala, próxima do Suttle Bay Door Control, há um terminal que dá acesso a uma transmissão – para acessá-lo, é preciso ter pontos suficientes no atributo Electronics. Vá ao planeta Nodacrux (constelação Maroon Sea, sistema Vostok) e explore o ponto Science Facility, para eliminar inimigos e negociar com Dr. Ross (se não quiser batalhar, escolha a opção “Okay” com ele).
07 – Investigate Samples
Ao lado do Suttle Bay Door Control, há um terminal que dá acesso a uma mensagem – é preciso ter pontos suficientes no atributo Electronics. Vá ao planeta Chasca (constelação Maroon Sea, sistema Matano) e visite os pontos Civilian Structure para acabar com os inimigos. Depois vá ao ponto Science Facility e, livrando-se da ameaça, examine o ponto indicado em seu mapa para acessar o terminal.
08 – Investigate Shipments
constelação Voyer Cluster, sistema Amazon),Dentro da colônia Zhu’s Hope, acesse o terminal (de novo, é preciso ter pontos suficientes no atributo Electronics) para ver uma mensagem. Vá ao planeta Agebinium e visite o ponto Alliance Homing Beacon – se tiver muitos itens / equipamentos sobressalentes, converta-os em Omni-gel. Adentre na caverna até o ponto indicado em seu mapa e acesse o holograma de Elanos Haliat. Isso dará alguns segundos para inserir três códigos na bomba – se tiver Omni-gel, poderá usá-los para isso. Use a nova passagem na caverna próxima, retornando à superfície. Volte a seu veículo (confira localização em seu mapa) e elimine as tropas inimigas.
09 – UNC: Derelict Freighter
Vá ao sistema Caspian, na constelação Maroon Sea, para encontrar a nave MSV Cornucópia à deriva no espaço. Mate os inimigos e examine o computador de navegação, então volte à sua espaçonave.
10 – UNC: Rogue VI
Quando seu personagem alcançar o Level 20, acesse o mapa da galáxia e vá para a constelação Local Cluster, sistema Sol para receber uma mensagem. Vá ao planeta Luna e visite o ponto Alliance Training Ground, destrua suas defesas externas e, na Luna Science Station, detone as armas na sala central – melhor que alguém da equipe tenha o atributo Al Hacking Talent, que evita a vocês serem um alvo fácil. Por fim, destrua todos os VI Conduit espalhados nas salas restantes. A tarefa é concluída após repetir a destruição nas outras duas estações que aparecerão em seu mapa.
CAPÍTULO V – VIRMIRE
Siga para o planeta Virmire (constelação de Sentry Omega, sistema Hoc) e visite a segunda Gatehouse, para encontrar a AA Tower. Nesta, desative o sistema (faça o mesmo na Gatehouse seguinte) e avance com o veículo até a área Salarian Camp. Ao conversar com os habitantes e Wrex, volte a falar com Captain Kirrahe, informando-o de que você está pronto para o combate – confira as Assigments, antes de continuar o enredo.
Avance até a Refueling Plataform e destrua os tanques de combustível, depois vá a Research Facility e adentre pelo portão à direita. Examine o painel para entrar na Warehouse, rumo a Security Office. De lá, visite a Cell Block A e fale com os detentos para libertá-los (ou matá-los). Volte à sala anterior e siga pela porta à esquerda do elevador, explorando a Cell Block B para conversar com mais prisioneiros (explore a Storage Room ao lado). Retorne até o elevador citado no andar acima, acessando o Genophage Lab e passe pelo Security Office – você pode obter informações falando com Rana. Na Communications Tower, examine o pedestal e volte para conversar com um holograma. Siga pela ponte diante do Security Office, até a Turrent Control. Desligue o computador.
Entre no elevador ao lado e explore área adiante, então utilize o elevador seguinte para chegar ao ponto alto da torre e iniciar uma conversa com Joker. Retorne à área anterior, onde foi deixada a bomba, e elimine os inimigos para enfrentar Saren. Ele ficará sobre uma plataforma flutuante, o que aumenta a dificuldade para acertar os tiros. Mantenha-se a distância e abuse da arma sniper.
Voltando à espaçonave, fale com os membros de sua equipe e atualize o equipamento de todos, então siga para o próximo destino.
ASSIGMENTS – PARTE 6
01 – Wrex and the Genophage
Ao falar com Captain Kirrahe e obter todas as informações possíveis, vá até Wrex no acampamento e entre em um acordo com ele. Pelo bem ou pelo mal, esta Assigment será concluída. No entanto, dependendo de suas respostas, a situação pode chegar às últimas conseqüências: matar Wrex – se tiver oito pontos de Charm ou Intimidate, terá novas possibilidades e, caso tenha completado a Assigment “Family Armor”, terá uma opção extra na qual Wrex colabora com você.
02 – Assisting Kirrahe’s Team
Esta missão fica ativa de forma automática, dependendo apenas de seu interesse em completar as metas propostas, que são: desativar o computador na Communications Tower, destruir a antena de transmissão (na parte de cima da entrada) da Satellite Uplink Power, e eliminar as máquinas voadoras junto aos tanques de combustível na Refueling Plataform. Na base adiante (obrigatória no segmento da trama), acione o computador para acessar a Warehouse e desativar os alarmes – escolha a opção “They’ve got enough trouble”. Feito isso, complete a exploração de Vermire.
03 – Find Dr. Saleon
Após completar três dos quatro planetas (Feros, Noveria, Vermire e Therum) ou três Assigments da categoria “UNC”, fale com Garrus na área Engineering, dentro de sua espaçonave. Escolha a opção “Personal inquiry” e explore as demais opções a respeito de sua carreira como membro da C-Sec para saber sobre Dr. Saleon. Siga para o sistema Herschel, na constelação Kepler Verge, e encontre a nave MSV Fedele. Leve Garrus em sua equipe, acabe com as cobaias e procure por Dr. Saleon para iniciar uma conversa em que todas as opções levarão a um combate.
04 – UNC: Geth Incursions
Depois de passar por um dos três planetas (Feros, Noveria ou Therum) pós-Citadel, visite a constelação Armstrong Nebula e prepare-se para uma árdua caçada nos planetas Rayingri (sistema Gagarin), Antibaar (sistema Tereshkova), Casbin (sistema Hong), Maji (sistema Vamshi) e Solcrum (sistema Grissom) – todos na mesma constelação. As tarefas em todos os planetas serão as mesmas: eliminar os inimigos nos pontos Overrun Research Outpost (em Rayingri), Geth Outpost (em Antibaar, Casbin e Maji) e Geth Bunker (em Solcrum). Um detalhe importante durante a batalha no Geth Bunker é que você poderá acessar um terminal (o atributo Decryption será necessário, mas caso não tenha pontos suficientes, volte mais tarde) ao lado da entrada, para obter informações que ativarão a Assigment “Tali and the Geth”.
05 – Tali’s Pilgrimage
Caso tenha obtido as informações do terminal na Assigment “UNC: Geth Incursions”, fale com Tali na área Engineering, dentro de sua espaçonave e dê cópia das informações para ela.
06 – UNC: Besieged Base
Se você preencheu 75% da barra Paragon e finalizou a exploração de um dos quatro planetas (Noveria, Feros, Vermire ou Therum) pós-Citadel, examine o mapa da galáxia dentro de sua espaçonave para receber uma mensagem. Vá ao planeta Chohe (constelação Hades Gamma, sistema Cacus) e mate os terroristas na Science Base, mas tome cuidado para não atirar nos reféns. Volte à sua espaçonave e acesse o mapa da galáxia para se reportar ao Admiral Hackett.
07 – UNC: The Negotiation
Se você preencheu 75% da barra Renegade e finalizou a exploração de um dos quatro planetas (Noveria, Feros, Vermire ou Therum) pós-Citadel, examine o mapa da galáxia dentro de sua espaçonave para receber uma mensagem. Vá ao planeta Nonuel (constelação Hades Gamma, sistema Plutus) e explore a base Warlord’s Outpost. Na conversa com Darius, suas respostas podem resultar em uma solução pacífica ou em um combate. Por fim, reporte a missão ao Admiral Hackett.
CAPÍTULO VI – CITADEL: THE LOCKDOWN
Logo que resolver as pendências políticas com os Membros do Conselho (e dar um passo adiante no relacionamento com um dos membros de sua equipe, isto é, caso tenha desenvolvido intimidade com algum deles), complete as Assigments antes de dar continuidade ao enredo.
Para dar procedência ao game, fale com Captain Anderson na área Flux. Na conversa, você opta entre sobrecarregar os controles de Citadel para libertar sua espaçonave ou invadir o escritório de um dos embaixadores e hackear o computador. Independentemente do método escolhido, resolva o problema, volte para sua espaçonave e escape de Citadel.
ASSIGMENTS – PARTE 7
01 – Our Own Worst Enemy
Na Upper Wards, vá até Charles Saracino, que lhe conta acerca da sua campanha política. Esta Assigment é bem simples: cabe a você apenas apoiar, não apoiar ou permanecer neutro à proposta dele.
02 – Negotiator’s Request
Na área externa do Flux Nighctlub, fale com Elias Keeler para iniciar a Assigment (se quiser resolvê-la imediatamente, basta ter oito pontos de Charm ou Intimidate, então escolha a opção “You’re an addict” e continue pressionando-o com opções de persuasão). Caso não tenha usado nenhuma opção de persuasão contra ele, você terá de ir até a Med Clinic e falar com Doctor Chloe Michel para comprar itens. Aqui, dois novos itens estarão à venda: Depressant e Mental Stimulant – este último é o que Elias Keeler está atrás. Você pode repassar a droga para ele e ganhar alguns pontos, ou enrolá-lo, passando o Depressant. Mais uma vez, a mentira de terminar a missão, depende somente de você.
CAPÍTULO VII – ILOS
Você deve ir ao planeta Ilos (constelação Pangaea Epxnase, sistema Refuge), só que antes rolará uma cena “quente” com um integrante de sua equipe – lembrando que isso só ocorrerá “se” você propiciou a situação por meio dos diálogos.
No planeta, a hostilidade será total, portanto, avance com extrema cautela. Chegando ao elevador no terreno atrás da Courtyard, elimine mais uma legião de inimigos no subterrâneo (se tiver pontos suficientes no atributo Decryption, ative os painéis no caminho para chamar máquinas para auxiliá-lo) e ative o painel da Security Room. Siga pelo elevador na passagem abaixo da Security Room, voltando ao veículo na Landing Zone.
Siga com o veículo ao longo do corredor até diante chegar à barreira de energia. Vá a pé pelo elevador ao lado e fale com o holograma Vigil, que contará a história do planeta Ilos. Após a informação, volte ao veículo e continue pelo corredor. Prossiga pela (longa) trincheira até o final e, quando avistar um grande portal, fique atento, você terá menos de 40 segundos para cruzá-lo. Portanto, ignore tudo e todos no caminho.
CAPÍTULO VIII – THE CONDUIT
Retornando ao que restou de Citadel, épreciso passar na Counciul Chamber. O caminho é extremamente linear, mas cheio de inimigos. Ao final de um longo corredor, chegando na área aberta, derrube a nave Geth – ative os canhões de defesa de Citadel. Na próxima área aberta, destrua os canhões (ou tome o corredor lateral para encarar alguns guerreiros) e avance ao ponto “!”.
Na área Citadel Control Console, fale com Saren e, se você não tiver pontos suficientes de Charm ou Intimidate, não será capaz de persuadi-lo e deverá enfrentá-lo do jeito mais difícil. Saren está voando sobre a plataforma e o ataca de várias maneiras. Abrigue-se e seja rápido nos disparos (atualize o equipamento do grupo com as melhores armas e munições que tiver). Exceto pelo aumento na dificuldade, a batalha será similar à anterior travada com ele durante a expedição em Virmire
Vá aos controles de Citadel para decidir entre salvar os Membros do Conselho ou deixá-los morrer (sua escolha afetará as cenas seguintes). Independentemente disso, Saren reviverá, ainda mais perigoso e rápido. Atenção especial contra seus ataques bióticos! Quando ele começar a lançar bolas de fogo, fique parado por um instante, arremesse uma bomba contra ele e detone-a. Tente preservar o HP da equipe, pois todo poder de fogo aqui é bem-vindo. Ao vencer a batalha, resta-lhe fazer mais algumas escolhas e curtir o final. Enquanto espera a continuação do game, pode começar tudo de novo e explorar as muitas outras possibilidades que você não escolheu da primeira vez.
Por Gilsomar Livramento (Ed. Europa)
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